Impressão #5 – Mini-me com o Kinect

Essa impressão foi uma das mais divertidas de se fazer, apesar de não ser nenhuma novidade, pois a reconstrução de objetos em 3d utilizando o Microsoft Kinect já não é tão recente.

Eu utilizei o software ReconstrucMe, na sua versão de avaliação para me escanear enquanto eu estava sentado em uma cadeira de escritório, dessas que giram. Dessa forma fica um pouco mais fácil de se reconstruir um modelo com o ReconstrucMe se você não tem um computador com uma boa placa de vídeo.

No meu caso eu tenho um notebook Lenovo Z470 com um CPU i5, 2ª geração rodando a 2.4GHz, sem placa de vídeo, que resultou em um desempenho de incríveis 0,6 quadros por segundo durante o escaneamento. Apesar disso foi possível fazer um modelo com uma qualidade boa.

Logo após escanear e ter o modelo, é preciso limpar o modelo de ruídos e de algumas esféras flutuantes que o ReconstructMe insere, além de alinhar e corrigir algumas falhas na malha de poligonos no modelo. Os softwares são o MeshLab e o NetFabb Studio, ambos gratuitos.

A impressão foi feita seguindo o padrão usado no Yoda, plástico PLA, camadas de 0,4mm e sem preenchimento.

Segue o vídeo resumindo o processo e a impressão do modelo.

 

 

2 respostas para “Impressão #5 – Mini-me com o Kinect”

  1. Oi amigo! Adquei uma impressora 3D, e imprimo modelos 3D que crio e baixo na net.
    Referente ao escaneamento com Kinect, o software reconstrucme que vc usou esta como gadget no xbob live? nao achei. Ele cria um modelo 3D apos o escaneamento? Obrigado, no aguardo

  2. Mauricio, é um software para PC, você liga o Kinect no PC, instala os drivers da Microsoft e roda o software que reconstrói o cenário. Sim, ele cria um modelo em 3D que pode ser exportado em alguns formatos, como stl ou obj para ser editado em outros programas antes de imprimir.

Os comentários estão desativados.