Construindo uma impressora 3D #1 – Introdução

Vou apresentar uma série de posts sobre a construção da minha impressora 3D, pretendo manter como um worklog, atualizando aqui conforme eu monto a impressora e faço alguns upgrades.

Um background antes pra situar o pessoal.
A tecnologia já existe há bastante tempo, desde a década de 1980, mas até então era uma tecnologia bastante cara e praticamente inacessível. Não que ainda não seja, as impressoras de alto nível – e alto custo – ainda dominam a indústria.
Mas nesses últimos cinco anos a tecnologia ‘subiu um nível’ e passou a fazer parte do mundo Open Source, com a criação do Projeto Reprap em 2005. O termo vem de “Replicating rapid prototyper”. Onde a ideia era montar uma impressora 3D que pudesse replicar a maioria de suas partes e mantivesse seu projeto simples, de forma que sua construção fosse simples e com peças de fácil acesso.
Essa máquina constrói as peças com base numa técnica de manufatura aditiva (acrescentando material) chamada de FDM (Fused Deposition Modeling), que adiciona camada após camada de plástico derretido para dar forma as peças projetadas.
No caso do projeto RepRap a grande maioria dos usuários usam dois tipos de materiais, ambos termoplásticos, em forma de filamento. Esse filamento plástico é encontrado no Brasil, inclusive já com alguns fabricantes de filamentos nacionais, com um preço aproximado de R$ 120 reais o quilograma.

Meu projeto

Eu já tinha vontade de construir a impressora desde que eu a vi pela primeira vez em algum site, provavelmente no Hack a day, há uns 2 anos. Mas devo dizer que num primeiro momento eu não animei a investir numa impressora e estava mais interessado em montar uma CNC.
Depois de um pouco de pesquisa eu acabei decidindo pela impressora 3D, no caso, pelo projeto Reprap, por achar que seria um projeto mais interessante e que eu poderia usar o Arduino, da qual eu já uso há um tempo e já estou bastante familiarizado. O modelo escolhido foi a impressora Prusa Mendel V2 por ser a mais popular no mundo DIY e com maior quantidade de material disponível na internet.
Eu fiz um levantamento das peças para descobrir se eram fáceis de encontrar, tanto em sucatas quanto em lojas de ferragens e eletrônicos, e digo que foi bastante frustrante não encontrar a maioria das peças, um dos motivos principais foi o fato de eu morar no interior de SP, talvez quem more em São Paulo tenha uma facilidade em encontrar as peças.
Acompanhando alguns grupos de discussão eu descobri que alguns usuários estavam começando a vender kits com as peças já separadas, para montagem desse modelo específico de impressora e eu acabei por optar em comprar parte das peças com eles.
Algumas das peças eu importei pois a diferença de preços seria absurda, aqui custaria pelo menos 10 vezes mais caro.

Segue os locais onde eu comprei as peças, para facilitar a vida de quem quer iniciar a compra das peças. Mais tarde vou detalhar os preços.

Eletrônica (Arduino, RAMPS, drivers, endstops, mesa aquecida)
Gadgets3D (ou fabster3d no ebay)
Kit com 5 Motores (Padrão NEMA 17)
Aliexpress, vendedor RATTM Motor 101
Kit com todas as ferragens, peças plásticas impressas, guias lineares, etc + Kit do Extrusor.
3D Machine – loja de um dos membros do grupo de discussão.
Filamento de plástico PLA
Aliexpress, vendedor Hunting Store
Rolamentos LM8UU e 608
Ebay, vendedores chineses.
Comprei um kit com 12LM8UU por 15 dolares e outro com 6 rolamentos 608 por 5 dolares.